Tudo o que temos

sábado, 4 de junho de 2011

Verso do dia - Lucas 14.33

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
______________________________________________

O mandamento de renunciar a tudo, ou o mandamento de tomarmos nossa cruz, nos parece penoso, muitas vezes -- já que estamos tão acostumados com nosso ego e seus caprichos. Estamos acostumados, também, com um estilo de vida baseado em nós mesmos, e fica difícil abrir mão de tudo o que aprendemos ao longo do tempo, com nossa vida de pecados. As palavras de Jesus são duras, mas sabemos que Jesus é amor. Ele é amor e também sabedoria (Pv 8.25).


Se, por meio de Cristo, todas as coisas foram criadas (Jo 1.3), com certeza é Ele que realmente sabe o que é importante para a vida ou não. Estou falando dos nossos desejos, das nossas opiniões, convicções, medos, etc. Isso significa que não é bom eu confiar naquilo que vem de mim mesmo, já que eu descobri que o pecado causou separação entre mim e Deus (Rm 3.23). Meus desejos e todo o resto que já citei foi afetado com essa separação, e por isso a minha natureza é inclinada ao que é mau (Jr 17.9).

Ao meditar nessas verdades, percebo que renunciar a tudo que tenho é uma coisa boa. A bíblia diz que o mandamento é bom e perfeito. Jesus não deixaria mandamentos penosos e prejudiciais a nós. A mensagem do evangelho é prejudicial apenas para a nossa carne. Mas nossa carne é prejudicial à nossa vida com Deus (Gl 5.17), então nós temos um ótimo mandamento em Lc 14.33. Não apenas isto, mas também temos uma ótima notícia: em Cristo somos livres de nossa natureza caída. Tudo o que temos, sem Cristo, é absolutamente sem valor e enganoso. Sendo assim, renunciar a tudo o que temos é declarar nossa dependência do caráter de Deus, e então nos unirmos a Ele, através de Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário