É tão fácil falar da bíblia
e até mesmo de teologia
mas será que do meu interior está fluindo um rio de águas vivas?
Será que minha satisfação está plenamente em Deus ou permaneço seduzido pelo mundo? (1Jo 2.15)
Será que estou irado contra minha carnalidade ou já me acostumei com ela? (Rm cap.6)
Será que estou chorando pelas almas enganadas ou estou sorrindo porque o mundo me aceita como um cristão "descolado" e liberal? (2Tm 3.12; 1Jo 2.6)
Jesus morreu para que houvesse livre acesso à presença de Deus, mas não estamos dando importância a isso. Pelo contrário: a gente prefere confiar num estilo de vida religioso. A gente prefere confiar na visão ridícula que a gente tem da graça de Deus.
Ficamos satisfeitos com pouca coisa: só de falar sobre Deus e sobre a bíblia, sentimos como se estivéssemos super espirituais. Ao percebermos nossa insignificância, ficamos conformados com ela e desistimos de mudar. Ao termos sucesso no ministério ficamos convencidos de que nossa necessidade de graça e misericórdia diminuiu. Ao "entendermos" a liberdade cristã, ficamos felizes porque estamos liberados para fazer "o que quisermos", porém nos esquecemos que a liberdade é limitada pelo amor (e principalmente esquecemos de amar a [verdadeira] igreja enquanto estamos ocupados sendo "livres").
Só aqueles que reconhecem a própria depravação valorizam, de fato, o amor e a misericórdia de Deus.
É importante ter certeza de que existe esperança. Ela nos foi dada por Cristo, ao conquistar a salvação por nós. Essa esperança está confirmada pelo testemunho dos pais da igreja e dos mártires. Essa esperança nos leva a viver com a mente e o coração voltados a propósitos eternos. Estamos neste mundo apenas de passagem.
A gente não foi salvo por Jesus para viver num mundo cor de rosa. A gente não foi salvo para ficar contente com tão pouco.
A gente foi salvo para batalhar contra as trevas. A gente foi salvo para viver em crescente arrependimento (mudança da mente), como prova de nossa dependência de Deus. A gente foi salvo para odiar o pecado. A gente foi salvo para conhecer a Deus, e prosseguir em conhecê-Lo.
Sal da Terra e luz do mundo? Não perca o sabor. O sabor é Cristo!