Prostitutas amadas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Verso do dia - Jeremias 3:1

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.
_________________________________________________________________

Existe um problema que nos impede de nos vermos neste versículo. Estamos tão cheios de justiça própria e auto piedade que temos nos julgado dignos de muita coisa. Poucos lembram do quanto já fugiram de Deus, do quanto já desonraram a Deus, e mesmo assim o Pai os amou e cuidou deles. Temos apenas lembrado daquilo que chamamos de vida de sacrifício; daquela religiosidade mediocre que aprendemos com a tradição que nos foi passada. O pior é que nos lembramos de coisas assim com certo orgulho, como se fossemos heróis ou como se Deus nos devesse algo.

Mas o versículo é a pura graça de Deus. Ele fala a respeito de mim e de ti. Somos inimigos de Deus por natureza. Criamos nossos próprios deuses, buscamos nossos próprios meios de satisfação e solução de problemas, desonrando a Deus em tudo isso. E quando nos vemos debaixo de certo estilo de vida piedoso, um ar triunfalista se apossa de nós, e queremos ver "o sobrenatural de Deus acontecer".

Acreditamos no amor de Deus, mas queremos que este amor se molde às nossas necessidades carnais.

Jesus disse que é o caminho, a verdade e a vida. Ele é tudo para nós. Ele é a imagem do Deus invisível. Se Jesus não é suficiente para nós, e estamos esperando por um bom ministério, ou pela chance de expulsar um demônio, ou pela tal prosperidade -- seja material ou não -- isso só pode significar que ainda não nascemos de novo e que não estamos dando valor a esta Graça infalível que nos reconcilia com o Deus vivo, Criador de tudo e todos, que age segundo o conselho de sua própria vontade.

Ainda que Deus aja de acordo com sua própria vontade, Ele manifesta o amor dEle por nós. Você se acha digno? Se você fosse Deus, você faria o mesmo? Na vida que você leva hoje, você se casaria com uma prostituta? Você, garota, se entregaria de corpo e alma a um rapaz que só te magoa e nunca te dá satisfação?

De acordo com a lei humana, é óbvio que uma prostituta não deva ser tomada como esposa. É o tipo de pessoa que nem sequer demonstra desejo de ter amor de verdade, segundo o senso comum.

É o que a nossa lei prega, mas não é assim que Deus age. Ele nos resgata da lama, Ele nos dá uma visão que jamais tivemos antes. Aquilo que antes era lindo, se torna horrível. E o que nós odiávamos, passamos a amar. Depois trocamos tudo de novo.

Com essa atitude estamos dizendo: você me tirou daquela vida Deus, mas eu continuei com os mesmos desejos, e você não pôde me suprir. Você até me ensinou a desejar as coisas que Você deseja, e foi legal no começo; mas não dá mais. Já não basta Você ter me tirado do meu mundo, agora Você quer que eu me alegre no Seu? É pedir demais. Estou indo embora!!

O versículo fala por si só, para concluir:
Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

0 comentários:

Postar um comentário